21 de jun. de 2014

Sermão: Luz e Voz - Introdução. "Orientação aos Pregadores"


INTRODUÇÃO:

“O grande sermão não é aquele que nos faz dizer: que grande sermão!, mas aquele que nos faz dizer: que grande Deus!” (Spurgeon).

Para esta série de orientações aos pregadores, professores de escola dominical, liturgistas, comunicadores e palestrantes se aplicará o Método “T” para a instrução dos que querem aprenderem ou se aprimorarem numa das mais excelentes das artes: a arte de se falar em público e instruir pessoas.

Embora fosse algo natural, o falar bem é uma arte que deve ser desenvolvida. As palavras à serviço do orador pintarão ou borrarão belos quadros. Tudo dependerá do cuidado e esforço do artista na escolha e uso do material.

O Método “T” se fundamenta em doze palavras iniciadas pela Letra “T”, para facilitar a memorização de regras importantes que jamais deverão ser ignoradas na arte da comunicação, especialmente a da Santa Palavra de Deus.

As palavras são: Temor; Texto, Trabalho, Tese, Tutor, Treino, Técnica, Tempo, Tato, Tom, Término, Testemunho. Que se respeitadas serão amigas do orador para uma boa comunicação, mas se ignoradas serão inimigas de todos: oradores e ouvintes.

O primeiro grupo de palavras: Temor, Texto, Trabalho, Tese, Tutor e Treino são a preparação do que se falará, enquanto que o segundo grupo: Técnica, Tempo, Tom, Tato, Término e Testemunho, dizem da execução, ou do como se falará.

E como se dá nas áreas das aplicações humanas, a etapa da preparação consome 90% de todo o trabalho, porém será os 10% restantes, ou execução, que coroará ou não todo o serviço, como um diamante num anel dourdado. (Tchai Hoth)


Nenhum comentário :

Postar um comentário