25 de jun. de 2014

Sermão: Luz e Voz - 2. O Texto. "Orientação aos Pregadores"

“Minha consciência é escrava da Palavra de Deus” (Martinho Lutero).

A Segunda palavra está relacionada ao conteúdo. Uma vez que o “Temor” são as cercas de proteção do caminhante o “Texto” é a firme pavimentação ou o leito desta estrada sobre a qual se pretende seguir.

Quando os textos eram escritos letra por letra com um formão entalhando palavras em tábuas, ler era o cuidado de guiar os dedos pelos sulcos ou o leito na madeira, daí a palavra “leitura”. Portanto o bom leitor não se devia.

Cada texto é escrito com uma intenção específica e não deve ser usado por pretexto, dizendo aquilo que ele não diz. Não invente, mantenha-se fiel. O comunicador não é porta-voz da Bíblia, mas sim uma testemunha fiel: que falará somente o que viu; e jamais o que acha ou pensa. Ele é apenas um servo.

Saiba que o bom sermão dependerá de uma excelente leitura. Cuide-se de conhecer o significado de cada palavra do texto, tenha um bom dicionário. Evite explicar o que é claro. Detenha-se, salve o auditório de ouvir histórias sem fim. Esconda-se atrás da Bíblia. Honre a Deus, respeite os ouvintes: Pregue a Palavra.

Alquimistas diziam conhecer o suficiente para transformar metal comum em ouro; hoje alguns pregadores são verdadeiros alquimistas da desordem, e por falta de esforço tentam transformar o santo Ouro Bíblico em coisa comum.

Portanto dedique-se ao ler o texto: emposte a voz, respire, respeite as pausas e as ênfases. Seja claro, intrépido, audível. Se necessário, treine em casa, pois uma boa leitura valerá tanto ou mais do que um belo sermão. (Tchai Hoth)

2 comentários :

  1. Obrigado amigo pastor. Como é bom lembrar de conselhos tão sábios. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, agora deu até frio no estômago... Eu estou escrevendo essas pastorais para iniciantes... E o senhor é pra mim, mano, uma da boas fontes que tenho recorrido de memória para escrever este material... E to falando isso de verdade! Grande abraço, e vê se aparece irmão... Tamo com saudades..

      Excluir